“Arraiá do Povo” preserva a cultura popular em Iguatu

Com início nessa quarta-feira, dia 14, em Iguatu, o “Arraiá do Povo” promovido pela prefeitura deste município com o apoio do Governo do Estado do Ceará reuniu, somente na abertura, cerca de 10 mil pessoas no Parque de Exposições Enéas Bandeira Filho para as apresentações das quadrilhas juninas e dos shows.

O prefeito Ednaldo Lavor, o vice-prefeito, Marcos Sobreira, a Deputada Estadual, Mirian Sobreira, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e sua comitiva prestigiaram o “Arraiá do Povo”. A festividade teve a participação de crianças da Apae, dos Centro de Referência da Assistência Social – Cras, de escolas da rede pública municipal e de quadrilhas locais e regionais – estas concorreram a premiações e animaram o público com apresentações das tradicionais danças juninas.

O festejo movimentou um público de aproximadamente 35 mil pessoas nos cinco dias de evento: 14, 15, 16, 17 e 18 de junho. Com entrada gratuita, a programação incluiu também homenagens a artistas da terra com entrega de comendas e um museu instalado na cidade cenográfica – em reconhecimento pela importância de cada um para a cultura iguatuense.

Além de valorizar as tradições culturais do povo nordestino, o evento promoveu o intercâmbio de experiências entre os grupos folclóricos, gerou oportunidades de emprego e renda e fortaleceu o turismo local.

O prefeito Ednaldo Lavor faz uma avaliação positiva do evento. “É com imensa alegria que encerramos essa festa que foi feita pensando exclusivamente em nosso povo. Foi um grande trabalho de resgate da nossa cultura, das nossas tradições e da valorização dos nossos artistas”, afirmou Lavor.

O evento contou com a seguinte programação de shows:

Dia 14 (véspera de feriado): Jamil Cantor; Solteirões do Forró e Luizinho de Irauçuba;

Dia 15: Manuka Araújo; Giullian Monte e Walkyria Santos;

Dia 16: Forró tá na Cara; Forrozão Tropikália e Chambinho do Acordeon;

Dia 17: Bêu Paulino e Forró do Sertão; Banda Líbanos e Fábio Carneirinho;

Dia 18: Amor de Menina e Magno Lima e Banda.