Aula inaugural: 222 de alunos de Iguatu serão beneficiados com o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Foi realizada na noite de desta  quinta-feira (7), na E.E.F. Maria Pacífico Guedes, a aula inaugural do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do município de Iguatu. O curso é oferecido gratuitamente pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e este ano vai beneficiar 222 alunos.

Segundo a primeira dama do município, Eliane Braz, que na oportunidade representou o prefeito Ednaldo Lavor, a meta da Prefeitura é aumentar a quantidade de vagas no curso para dar oportunidade a um número maior de pessoas. “Municípios muito maiores que o nosso não conseguem ofertar um curso de Libras anualmente como Iguatu oferta. Tudo isso só é possível por conta do empenho e da dedicação do prefeito Ednaldo Lavor e toda a sua equipe que tem trabalhado incansavelmente no investimento da educação pública da nossa cidade”, disse Eliane.

De acordo com a coordenadora do Curso, Lúcia Elias Silva de Matos, a ação dará oportunidade para que os alunos tenham mais aproximação com a cultura e com a identidade surda por meio de profissionais qualificados. “Esses professores passaram por uma avaliação técnica profissional e foram selecionados aqueles que tiveram as melhores notas. Além disso, estamos em cumprimento com a lei que diz que o curso precisa ser ministrado por professores surdos”, explicou.

Para a secretária, Eliza Medeiros, ao refletir sobre a importância da libras na vida das pessoas surdas foi possível perceber que a língua brasileira de sinais é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade além de contribuir com a valorização e reconhecimento da Cultura surda. “Destes cursos básicos de libras já saíram vários alunos hoje profissionais e intérprete de libras no município de Iguatu e cidades vizinhas”, enfatizou Eliza.

Professores surdos:

Sebastião Inocêncio (Instrutor de Libras)
Fabíola Andrade (Instrutora de Libras e Graduanda em Pedagogia Bilíngue)
Kaio Marcellus ( Graduado em Letras Libras e Especialista em Libras)

Coordenadora do Curso: Lúcia Elias Silva de Matos

CLOSE
CLOSE