Iguatu celebra o Dia do Autismo

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para comemorar a data, a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade na manhã desta quarta-feira.

Vestidos de azul – cor que faz menção à conscientização do autismo – os participantes tiveram atividades recreativas e educacionais na Praça da Matriz Senhora Sant’Ana. As ações foram propostas tanto pela administração pública municipal quanto pela Apae, com a presença numerosa de familiares e portadores de autismo na confraternização.

De acordo com o Prefeito Ednaldo Lavor, o município desenvolve parcerias importantes com algumas instituições a fim de apoiar os familiares nessa luta. Uma delas é com a Apae. Este ano, a Câmara Municipal de Iguatu aprovou a lei que trata do convênio que estabelece parceria do município com a instituição.

“Oferecer todas as condições para que pessoas com autismo e seus familiares possam dispor de acompanhamento educacional e psicossocial é um compromisso nosso. É importante que eles sejam incluídos na nossa sociedade com o máximo de dignidade possível”, disse Lavor.

O autismo é um distúrbio de desenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação, interação social, além da dificuldade no domínio da linguagem. O tratamento deve ser introduzido tão logo seja feito o diagnóstico e aplicado por equipe multidisciplinar.