Iguatu é pioneiro na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão

O município de Iguatu é o primeiro no Estado do Ceará a implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O lançamento do novo sistema aconteceu na noite dessa sexta-feira, 14, por ocasião da inauguração da nova Unidade de Saúde do bairro Novo Iguatu.

Segundo o secretário da Saúde, Dr. Marcelo Sobreira, o novo sistema é uma solução que foi licitada pela Prefeitura de Iguatu e disponibilizada pela empresa QUATRO TECNOLOGIA. Ela é capaz de aperfeiçoar o fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, além de coordenar a gestão do cuidado. “É nele que todas as informações clínicas dos cidadãos que são atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) ficam armazenadas. O primeiro passo foi o cadastro dos usuários através dos Agentes Comunitários de Saúde”, explicou Dr. Marcelo.

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma espécie de arquivo online onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas dos pacientes ficam armazenadas. O profissional da Unidade Básica de Saúde tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

O Cartão Único deve ser apresentado em cada atendimento, pois através dele será acionado o histórico do usuário. “A informatização vai trazer benefícios como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos”, lembrou Sobreira.

Ainda de acordo com o secretário, os gestores municipais podem acompanhar em tempo real as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do prontuário eletrônico no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB).

Saiba mais

Pelo PEC, é possível buscar o Cartão Nacional de Saúde dos cidadãos atendidos pelo SUS em todo o país, organizar a agenda dos profissionais da Atenção Básica, acolher às demandas espontâneas, fazer atendimento individual e também o registro de atividades coletivas.

O sistema traz também odontograma digital, de uso dos profissionais de saúde bucal, gestão do cuidado para acompanhamento de gestantes e crianças até 05 anos, além de integração com a plataforma para consulta da disponibilidade de medicamentos. Também é possível monitorar pacientes faltosos e realizar controle de exames pelo computador.