Iguatu promove I Cavalgada Cívica Ecológica

O Município de Iguatu promoveu, na manhã desse sábado, 04, a I Cavalgada Cívica Ecológica. Com o objetivo de conscientizar a população iguatuense acerca da degradação do Rio Jaguaribe, chamar atenção para a sua preservação, promover uma homenagem a Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, a alma afoita da confederação do equador, fazendo alusão ao bioma, à caatinga, à fauna e à história da cidade de Iguatu.

O evento foi parte da culminância do Projeto Abaeté, que na linguagem tupi-guarani se traduz em “homem verdadeiro”. Um dos objetivos do projeto foi a conscientização acerca dos cuidados com o meio ambiente, com atenção especial para o Rio Jaguaribe, nas escolas públicas e particulares do município, com a participação de mais de 700 crianças.

A cavalgada teve início com a celebração de uma missa pelo Padre Anastácio, no leito do Rio Jaguaribe, com os cavaleiros e vaqueiros. De lá, o grupo seguiu por dentro do Rio Jaguaribe em direção à comunidade rural de Cavaco onde aconteceu um momento solene, com pronunciamentos de autoridades e representantes de algumas instituições.

Promovido pela Prefeitura de Iguatu por meio das secretarias: Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Executiva e Agricultura e Pecuária; pelo ambientalista e memorialista Neto Braga; em parceria com a FIC (Faculdade Integrada do Ceará), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu; Lions Club; Câmara Municipal de Iguatu, entre outras instituições.

Participaram da cavalgada o prefeito Ednaldo Lavor; o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues; vereadores, secretários, representantes de diversas instituições públicas e privadas e sociedade em geral.