II DIA DE CAMPO DA CULTURA DO MILHO VERDE APRESENTA E INCENTIVA A PRODUÇÃO LOCAL

A segunda edição do Dia de Campo da Cultura do Milho Verde foi realizada ontem, 02, pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária. O objetivo foi mostrar o sucesso da produção local do milho, falar sobre o cultivo desse suprimento tão presente na mesa dos iguatuenses, além de reunir produtores e moradores da região. O evento foi realizado no Sítio Gameleira, a partir das 07h30min da manhã. Na ocasião, foram distribuídas espigas de milho à vontade para os presentes, além de comidas típicas derivadas do milho e ainda 500 bonés de brinde para os primeiros participantes.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, outro objetivo proposto pela Prefeitura é incentivar cada vez mais o crescimento destes produtores, apresentando um leque de possibilidades ao agricultor e incentivando o seu desempenho, “precisamos fazer com que o pequeno produtor rural se insira no agronegócio, consiga tirar da terra o seu sustento, e consiga progredir”, disse o gestor.

A cultura do milho verde no município de Iguatu começou a ganhar força a partir de 2006 com pesquisas realizadas em parceria com Universidade Federal do Ceará – UFC, melhorando a qualidade e o aumento da produtividade das espigas, que antes era de 10 mil espigas por hectare e atualmente, após o manejo nutricional, ultrapassa 30 mil espigas por hectare.