Monumento dedicado à Senhora Sant’Ana será erguido em Iguatu

O prefeito Ednaldo Lavor deve apresentar o projeto de urbanização do local onde será erguida a estátua religiosa da padroeira do município, Senhora Sant’Ana. O anúncio foi feito pela deputada estadual, Mirian Sobreira, e pelo secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira, que receberam das mãos do arquiteto responsável o projeto de urbanização da obra.

De acordo com a deputada, o projeto deve ser apresentado à população de Iguatu durante os festejos da padroeira, no mês de julho, para que seja aprovado e iniciado o processo licitatório da obra pela prefeitura de Iguatu.

“Esse é um momento de muita alegria. Trata-se de um projeto grandioso. Ele já está pronto para apresentarmos para a população do nosso município que está radiante com a iniciativa, pois sempre foi habituada a cultivar a fé. Esse monumento é fundamental para ressaltar a alma católica da cidade e expressar a fé do povo”, disse o prefeito.

História da padroeira

Em 2019, serão celebrados os 300 anos da chegada da imagem da padroeira ao município, que de acordo com os registros históricos data de 1719. Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. As referências sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Protoevangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Todavia, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa. Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela era esposa de um santo: São Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus. Santana é a padroeira dos avós. Mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. É também a padroeira da educação, tendo educado Nossa Senhora e influenciado profundamente na educação de Jesus.