Prefeito Ednaldo Lavor participa de reunião com o Presidente do Congresso Nacional e reivindica ações para o município

O encontro promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) aconteceu nessa sexta-feira, 02, no BNB Passaré, em Fortaleza. O objetivo do evento que reuniu prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado com o Presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira, foi tratar de questões urgentes para as administrações municipais, com destaque para a solicitação de repasse imediato do Auxílio Financeiro aos Municípios, que deveria ter sido liberado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, o momento é oportuno para que, juntos, os gestores municipais possam mostrar força e engajamento diante da crise que vem assolando as prefeituras municipais. “A falta do repasse financeiro até o final do ano passado fez com que agravasse ainda mais a nossa situação, já que nós estávamos confiantes nessa transferência. Nós não podemos cruzar os braços diante dessa situação. É preciso buscar meios para superar”, disse o prefeito.

Outros assuntos também entraram na pauta do encontro com o senador Eunício Oliveira, a exemplo da PEC 391/2017 que aumentaria em 1% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em setembro; os contratempos enfrentados pela forma como estão sendo arrecadados os precatórios a dezenas de municípios cearenses; e a transposição do Rio São Francisco.

Durante a reunião, o senador Eunício Oliveria informou que já entrou em contado com o presidente da República, que garantiu encaminhar ao Congresso Nacional, até a próxima terça-feira, 06, o Projeto de Lei Nacional (PLN) para a liberação de 2 bilhões de ajuda financeira aos municípios. Na oportunidade, garantiu colocar o projeto em votação já no próximo dia 20 de fevereiro, de modo que os municípios brasileiros possam contar com esses recursos já em março.