Prefeito Ednaldo Lavor promove encontro com SDE e apresenta demandas

Com o intuito de apresentar as demandas do setor produtivo da Região Centro-Sul, o prefeito Ednaldo Lavor convidou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará – SDE, César Ribeiro, para discutir o assunto, apresentar necessidades e busca de soluções para alavancar a economia local com a implantação de um Distrito Industrial.

O encontro aconteceu na manhã dessa quarta-feira, dia 29, no auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas – CDL de Iguatu. Na oportunidade, o prefeito Ednaldo Lavor, a Deputada Estadual Mirian Sobreira, o secretário Cesar Ribeiro e parte da sua equipe visitaram a indústria Dakota, que planeja ampliar o seu setor produtivo.

De acordo com o diretor industrial da indústria em Iguatu e Russas, Delmar Welter, o grupo planeja crescer 12% em 2017 e pretende ampliar a atuação do setor no município com a criação de um novo galpão. Atualmente, com uma produção entre 10 e 12 mil pares de sapato por dia, a linha de produção da Dakota de Iguatu, segundo Delmar Welter, é formada 100% por pessoas da região.

Entre as visitas, o secretário conheceu duas pequenas indústrias que movimentam a economia da região. Uma que fabrica lingeries e gera 150 empregos e uma das cerca de 50 pequenas indústrias de cadeiras de balanço e fibra da região.

Ao secretário da SDE foram apresentadas diversas demandas de representantes do comércio, serviço, agronegócio, metalmecânico, economia criativa, entre outros, com o objetivo de mostrar a real necessidade da criação de um distrito industrial.

De acordo com Cesar Ribeiro, a SDE vai analisar quais setores relevantes são desenvolvidos em Iguatu e o que pode ser feito para robustecer cada vez mais essas empresas. “Vamos analisar as condições para trazer um distrito industrial para Iguatu visando unificar a atuação das micro e pequenas empresas, trabalhando juntos, focados para o fortalecimento da região e fazer essa cadeia positiva em torno do desenvolvimento econômico, que é o que nós estamos buscando”, ressaltou Ribeiro.

Para ele, a visita à Iguatu foi fundamental para o amadurecimento da parceria entre o município e o governo do estado, além de radiografar e olhar de perto as necessidades e

os potenciais de investimento do município. “Iguatu é uma cidade importantíssima para o desenvolvimento do Estado, pela sua localização, pela sua atuação econômica na região Centro Sul. Temos que avaliar quais são as demandas para continuar crescendo na economia local, gerar mais emprego, renda, e principalmente lançar o olhar para o desenvolvimento econômico setorial”, finalizou.