Prefeito em exercício Marcos Sobreira recepciona cortejo que presta as últimas homenagens ao Bispo emérito Dom José Doth

Ao lado de familiares, de amigos e de uma multidão de fiéis, o prefeito em exercício do município, Marcos Sobreira, recepcionou o cortejo que trazia o corpo do Bispo emérito de Iguatu Dom José Doth de Oliveira, que chegou à cidade na noite de ontem, 27. A Prefeitura Municipal de Iguatu decretou luto oficial por três dias.

Dom José Doth de Oliveira tinha 79 anos, seu falecimento ocorreu nesse domingo, 26, em Pedra Branca – sua cidade natal. O religioso estava internado desde a última quinta-feira, 23. No sábado, teve o seu estado de saúde agravado por uma pneumonia.

Em procissão pelas principais ruas da cidade, o caixão seguiu no carro do Corpo de Bombeiros, passando pela Igreja Matriz Senhora Sant’Ana, no centro, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro prado e finalizando na Catedral de São José, na Rua 13 de maio, onde o corpo está sendo velado e será sepultado.

Haverá missa de duas em duas horas. O sepultamento será após a missa de corpo presente, ás 9h, na quarta-feira, 29. Dom José Doth foi consagrado bispo em 1990, assumindo a função de bispo coadjutor da Diocese de Iguatu, onde permaneceu até 2000, quando assumiu a função de Bispo titular. Em 2009, renunciou ao cargo devido a problemas de saúde. Seu lema episcopal foi “Cum Maria, Matre Jesu (Com Maria mãe de Jesus)”.

Seu principal legado foi a construção da catedral de Iguatu, dedicada a São José, padroeiro da diocese e seu santo de devoção.

Foto: Luiz Luan

Entre as atividades do Bispo, é possível destacar as seguintes: “Bispo Coadjutor de Palmares-PE (1990-1992); Bispo Coadjutor de Iguatu-CE (1992); Bispo Acompanhante da Comissão do Clero no Regional; Bispo Acompanhante da CRB no Regional-NE 1; Bispo Acompanhante dos Institutos Seculares do Regional NE 1; Bispo de Iguatu-CE (2000-2009).”

Estiveram presentes ao velório o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues, vereadores, secretários municipais, religiosos vindos de diversas cidades do Nordeste e uma multidão de fiéis a fim de prestarem suas últimas homenagens.