Prefeito vai a Brasília e garante recursos para a Saúde

Em audiência com o chefe de gabinete do Ministro da Saúde, Paulo Ribeiro, o prefeito Ednaldo Lavor anunciou na manhã de hoje, 29, a garantia de mais recursos para a Saúde do município. De acordo com o gestor, os valores devem ser publicados no Diário Oficial da União até a próxima sexta-feira, 31. Eles serão destinados para o Programa Melhor Em Casa.

O programa foi implantado em Iguatu no ano passado. O objetivo é levar atendimento especializado, de qualidade e humanizado aos iguatuenses em suas residências a fim de reduzir o tempo de internamento e desafogar os leitos dos hospitais.

“Esse custeio será muito importante para mantermos esse projeto que representa um avanço na qualificação e na humanização do cuidado aos pacientes, além de fazer com que eles mantenham os vínculos familiares”, ressaltou Lavor.

O programa atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Os atendimentos são realizados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogas, nutricionistas e psicólogos.

Além do atendimento oferecido pela equipe, o cuidador – familiar ou amigo responsável pelo paciente – recebe orientações e acompanhamentos adequados pelos profissionais. Os pacientes do Melhor em Casa chegam ao programa por meio de encaminhamento e ficam internados em seus domicílios até receberem alta médica, que varia em cada caso. Todos recebem medicação e tratamentos necessários.