Prefeitura cria o comitê de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria da Saúde de Iguatu tem mantido ações permanentes para capacitar pessoal e estimular o combate ao vetor das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, chikungunya, zika) em todo o Município.

Nesta quarta-feira, 28, realizou a cerimônia de posse dos membros do Comitê Gestor Municipal enfrentamento à dengue, zika e Chikungunya constituído pela portaria N° 135/2017 e conta com a participação de técnicos de vigilância, representantes de diversos órgãos públicos, do SESC, IBAMA e da Pastoral da Saúde.

A posse foi oficializada pelo secretário da Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, com a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mario Rodrigues, de representantes da vigilância em saúde, Lucia Vanda e Juliana.

Após a posse dos novos membros do comitê, o grupo teve a oportunidade de se reunir e debater metas de combate ao Aedes Aegypti, além de discutir as ações de vigilância e controle das arboviroses, analisar os dados epidemiológicos e identificar os elementos importantes para a reorganização dos processos de trabalho e elaboração dos planos operacionais de rotina e contingência em Iguatu.

As reuniões do Comitê acontecerão sistematicamente, ocorrendo quinzenalmente (além de reuniões extraordinárias caso seja necessário). Os encontros possuem caráter de planejamento, organização e avaliação sistemática do andamento das ações do plano municipal.