Prefeitura de Iguatu trabalha na elaboração do Plano de Saúde Municipal

O Plano de Saúde Municipal é o reconhecimento da importância do planejamento para a realização de uma gestão de excelência em todos os âmbitos da saúde pública e um dos principais avanços do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensando nisso, a Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, trabalha, desde já, na elaboração do plano, realizando oficinas e ouvindo população.

Durante os quatros anos de sua vigência o plano define quais são os objetivos, diretrizes e metas que devem ser seguidos para que a garantia constitucional do direito universal à saúde seja assegurada. Isso só é possível por meio da elaboração adequada das ações na área. A partir daí, é possível reunir os requisitos mais adequados para cumprir aquilo que o SUS traz como princípios fundamentais: universalidade, integralidade e equidade. Desta forma, abre-se espaço para a prioridade central da instituição, que é proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde à população.

Outro intuito é orientar o gerenciamento da saúde e evidenciar o caminho a ser seguido para se atingir a missão do SUS. Esse documento representa o “norte” essencial para guiar o Secretário da Saúde em suas decisões e ações.

Apesar dos avanços alcançados neste setor, é verdade que a cultura do planejamento dentro do Sistema ainda enfrenta muitos desafios, um deles é o empenho e a mobilização quanto a participação da comunidade nas decisões que devem ser tomadas no processo de planejamento, por isso a presença popular, por meio do controle social, é essencial para a elaboração do plano e também determinada pelo arcabouço legal do SUS.

Nesse sentido, o plano não deve ser concebido pela gestão individualmente, mas de maneira participativa, envolvendo trabalhadores, usuários do SUS, prestadores de serviços, representantes de instituições parceiras do SUS e representantes de outras instâncias do Governo.

Para atingir os objetivos, a gestão municipal busca envolver trabalhadores e usuários da Atenção Primária por meio de oficinas realizadas nas unidades de saúde. Confira abaixo o cronograma para a realização dessas oficinas:

28/11 às 18:30 Barreiras dos Paraibanos. Local: Associação de moradores.

29/11 às 18:30 Alencar Sede. Local: Unidade Básica de Saúde.

29/11 às 18:30 Suassurana. Local: Escola da comunidade.

30/11 às 14:00 Baú. Local: Associação de moradores.

30/11 às 18:30 Barra. Local: Escola da comunidade.

01/12 às 18:30 Santa Rosa. Local: Escola da comunidade. 

04/12 às 7:00 Unidades Básicas de Saúde da Sede. Local: Auditório do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira.