Prefeitura e Uece realizam II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região

Na tarde desta terça-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Iguatu e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveram o II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região. O evento aconteceu no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. O tema foi “Discussão, planejamento e articulação do Ensino Superior no Centro-Sul do Estado”.

O objetivo do encontro foi promover uma discussão em torno do Ensino Superior no município e região, além de criar espaços de diálogo em torno das pautas emergentes e fundamentais no âmbito da universidade, de maneira a compreender as necessidades regionais para, somente assim, encaminhar as novas políticas educacionais para toda a região.

Para o prefeito em exercício, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues, o prefeito Ednaldo Lavor tem um compromisso sério com o ensino superior no município. “A nossa realidade é que as coisas sempre foram feitas com muita dificuldade. A implantação do campus foi uma luta, a implantação da gratuidade da Urca de Iguatu foi outra luta. Estamos longe de atingirmos o nível que precisamos, mas já conseguimos avançar em muitas áreas”, ressaltou.

A Secretária da Tecnologia, Ciências e Ensino Superior, Cida Albuquerque falou sobre a importância do fórum não apenas para Iguatu, mas para toda a região. “Aqui no município já temos algumas iniciativas bastante consolidadas. Uma delas é o ‘Café com Ciências’. Outro fato interessante é que nós estamos estabelecendo uma conversa, uma parceria com a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em parceria com outras instituições para a oferta de cursinhos. Temos também buscado garantir a ampliação do transporte gratuito para os universitários da região de Iguatu; temos também acompanhado de perto o processo de liberação pelo MEC da Faculdade de Medicina para o nosso município”, ressaltou.

O reitor da Uece, Doutor Jackson Sampaio; o diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), professor Gladston Leite; o diretor da URCA em Iguatu, professor Ivo Ferreira; a secretária da educação do município, Elizangela Medeiros; a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, estudantes e representantes de diversos municípios também estiveram presentes ao evento.