Prefeitura lança Programa Carroçeiro Legal

A Prefeitura de Iguatu, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; do Trânsito e Segurança e da Executiva; lançou recentemente em Iguatu o Programa Carroçeiro Legal.

O principal objetivo é promover a cidadania, a inclusão social, a valorização da autoestima e da educação socioambiental através da regularização, capacitação e fiscalização dos condutores, seguindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 24, que delega aos órgãos municipais de trânsito tais tarefas. Entenda o projeto:

Como funcionará?

O projeto prevê a criação de áreas de transbordo, distribuídas pela cidade para receber entulho e materiais transportados pelos carroceiros, evitando assim a disposição destes materiais em locais impróprios e que venha provocar transtornos de circulação e poluir nossos mananciais.

Os carroceiros serão cadastrados e reunidos para apresentação das áreas que estarão disponíveis para receber os materiais transportados. Eles passarão por palestras sobre trânsito e meio ambiente em seguida terão suas carroças identificadas com a marca do programa. Também receberão kits contendo blusa e boné do programa, além de produtos de higiene pessoal e de prevenção ao câncer de pele.

Quais os benefícios?

Eles passarão a ser agentes de limpeza e conservação da cidade, recebendo informações sobre reciclagem e disposição correta de resíduos, assim terão incremento de renda e a população conseguirá identificar quem são os carroceiros participantes do programa, tendo a certeza que os mesmos farão o descarte correto, sejam de entulhos ou materiais recicláveis. Estes carroceiros cadastrados também terão prioridade em cursos de inclusão social promovidos pela administração municipal.