Prefeitura promove 3º curso de Tratorista Agrícola para trabalhadores rurais

A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação de Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (FECIC) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu. O objetivo é qualificar os trabalhadores rurais no emprego de técnicas corretas e seguras na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas e implementos.

Com uma semana de duração, o curso, que começou na terça-feira, 10, e encerrou nesta quarta-feira, 18,  contou com aulas teóricas e práticas para qualificar a mão de obra rural de oito agricultores que trabalham diretamente com o programa Agricultura Familiar.

Este é o terceiro curso de tratorista agrícola em parceria com essas instituições somente este ano. Neste último foram capacitados cinco homens e três mulheres que trabalharão com o preparo da terra. Ao todo, em torno de 30 pessoas já foram qualificadas.

Atualmente, máquinas mais complexas exigem uma habilidade especializada para que o operador aumente a eficiência do trabalho e a durabilidade dos equipamentos. Entre as principais lições repassadas pelos instrutores durante o curso estão uso e manuseio do solo, o gerenciamento das máquinas e a utilização de implementos como arado, grade, roçadeira e subsolador.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, a capacitação é fruto de um compromisso do município com os agricultores. “Nossa ideia é contribuir para a formação de mão de obra qualificada e dar oportunidade para que os agricultores do município consigam trabalhar de forma digna e eficiente. É sempre necessário estar acompanhando as mudanças do mercado e os novos métodos de produção. Essa é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os nossos agricultores ampliarem seus conhecimentos de maneira útil na realização de suas atividades agrícolas” afirmou Lavor.