Prefeitura promove IX Conferencia Municipal de Assistência Social

Realizada nos dias 7 e 8 de junho deste ano, a IX Conferencia Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Assistência Social, teve como tema “Iguatu na Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento foi realizado na sede da referida secretaria. O objetivo foi propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Uma das propostas da conferência foi a de revisar e implementar o Plano Municipal de Educação Permanente no âmbito do SUAS, garantindo a participação dos trabalhadores, dos gestores, dos conselheiros e dos usuários da Política de Assistência Social.

Entre as deliberações, foi discutida a viabilidade da elaboração e aprovação da lei municipal do SUAS, com definição de percentual mínimo de 10% dos recursos do município para o financiamento da política de assistência social, considerando as especificidades da oferta/demanda dos serviços no âmbito dos territórios.

Com o intuito de esclarecer mais e melhor a população, discutiu-se também a criação e a viabilização de mecanismos e estratégias de divulgação das ações, programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais, bem como informações referentes ao CMAS, promovendo reuniões itinerantes, campanhas publicitárias, visando aproximar e fortalecer a participação social nos territórios de abrangência dos CRAS, proporcionando espaços de discussão das Políticas Públicas Sociais.

O evento reuniu a comunidade local, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades de assistência social, além de representantes governamentais, não governamentais e usuários da politica de assistência social.