Prefeitura realiza jogos escolares e estimula a prática esportiva em Iguatu

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio da Secretaria de Esporte e Juventude realizou, na última segunda-feira, 24, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares. A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva da EEF Clara Alves de Araújo.

O objetivo dos jogos escolares é estimular a juventude estudantil a praticar esportes, detectar talentos esportivos na cidade, fomentar a prática na esfera escolar com fins educativos, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e contribuir com o desenvolvimento integral do aluno atleta como ser social, autônomo, democrático e participativo.

Os jogos contam com a atuação de estudantes de várias modalidades esportivas. Os participantes têm idade entre 12 e 17 anos, para ambos os gêneros. Idades essas que já vêm pré-estabelecidas pelo Governo Federal, pois o projeto acontece até a fase Nacional, na qual irão competir os melhores atletas de cada Estado dentro das modalidades esportivas que são: futsal, voleibol, basquetebol, handebol, vôlei de praia, natação, judô, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, atletismo (este em diversas provas), ginástica rítmica, basquete 3×3, badminton e luta olímpica.

Para o professor municipal Rafael Bertoldo, o incentivo à prática esportiva é muito importante, principalmente para crianças e adolescentes. “Estou no município como professor efetivo há quatro anos e nesse período nunca presenciei uma edição dos jogos com tamanho apoio da administração municipal, da qual recebi total apoio para a realização do evento”, Afirmou Bertoldo.

O evento contou com a participação de vereadores, secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Mario Rodriguez.

Este ano participam as seguintes escolas:

Municipais:

EEF Antônia Maria das Neves
EEF Antônio Cipriano
EEF Clara Alves de Araújo
EEF Nossa Sra. Perpetuo Socorro
EEF João Rocha Fialho
EEF Luiz Vieira da Mota
EEF Professora Alba Araújo
CEM Padre Januário Campos
EEF Marta Maria Sobreira
EEF João Paulino de Araújo
Colégio Adail Barreto
EEF Maria Pacífico Guedes
EEF Francisco Das Graças Alves Berto – CAIC
EEF Elza Lima Verde Montenegro

Estaduais:
EEEP Amélia Figueiredo Sá de Lavor
EEEP Lucas Emanuel Lima Pinheiro
Liceu de Iguatu – Dr José Gondim
EEM Antônio Albuquerque
EEM Francisco Holanda Montenegro
EEM Filgueira Lima