Projeto Primeiro Passo: Secretaria da Assistência Social certifica 60 jovens

A Secretaria da Assistência Social do município realizou na noite dessa quinta-feira, dia 27, a solenidade de entrega de certificados para 60 jovens formandos do Projeto Primeiro Passo, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Iguatu. O objetivo é oferecer qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho aos jovens com idade entre 16 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas. O evento aconteceu na sede da secretaria.

Durante um ano, os jovens participaram do curso e do estágio remunerado na indústria de calçados Dakota. De acordo com a primeira-dama do município e secretária da Assistência Social, Eliane Braz, 80 jovens foram selecionados para o projeto. Destes, 60 conseguiram concluir e foram certificados na noite de ontem, 43 deles foram efetivados. “Esse é o momento de parabenizar esses jovens que abraçaram esse projeto. O prefeito Ednaldo tem o compromisso de lutar não apenas para manter, mas para aumentar o número de vagas em nosso município, ampliando assim a oferta de oportunidades”, disse Braz.

O Prefeito Ednaldo Lavor pontuou que Iguatu é a segunda cidade que mais oferta vagas por meio do projeto, 80 em seu total, perdendo apenas para Sobral que oferece 120. Segundo ele, 90% dos municípios sofreram cortes no número dessas vagas, mas Iguatu conseguiu manter o que já existia. “Recentemente estivemos em reunião com o Governador do Estado e conseguimos toda a terraplanagem para a Dakota, para que ela possa construir mais um galpão e gerar mais 500 empregos”, afirmou Lavor. Prevendo o aumento da geração de mais emprego e renda para o município, ele falou ainda sobre a vinda das empresas Açaí Atacadista e Lojas Americanas.

O evento contou também com a presença da gerente de RH da indústria Dakota, Verônica Monteiro, da Chefe de Gabinete do Prefeito, Sheila Alcântara, de secretários, de vereadores, de familiares dos formandos e da população local. O Projeto Primeiro Passo é uma ação de política pública para a juventude, com objetivo de criar oportunidades para a promoção da cidadania, inclusão social e profissional.