Recém-nascido com complicações pulmonares é transferido com sucesso para Hospital Regional Norte

Graças ao esforço da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU-CE) um recém-nascido de apenas três dias de vida foi transferido do Hospital Regional de Iguatu para o Hospital Regional Norte em Sobral, por meio da UTI aérea do Ciopaer.

A criança nasceu com complicações respiratórias, o que gerou um quadro de infecção pulmonar. Devido à falta de uma UTI neonatal no município, a equipe da Secretaria de Saúde de Iguatu realizou a transferência de urgência para o Hospital Regional Norte, com melhor capacidade de atendimento para o caso, dispondo inclusive de UTI especializada.

Graças à rapidez do atendimento realizado, o bebê já se encontra em recuperação. A viagem durou cerca de uma hora. Foi realizada pelo helicóptero do Ciopaer. Se tivesse sido feita por terra, levaria mais de seis horas, aumentando as chances de óbito do recém nascido.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Sobreira, a parceria do município com o com o Governo do Estado vem garantindo maior rapidez nas transferências de urgência. “É uma parceria muito importante para garantimos agilidade no salvamento. Quando falamos da vida dos nossos cidadãos, temos que ter celeridade e principalmente qualidade na saúde”, ressaltou Sobreira.

Por: Vinicius Silva – Jornalista 003662/CE; Fotos: Pedro Douglas e Vinicius Silva