Secretaria da Assistência Social e STDS promovem capacitação certificam 37 novos profissionais

O evento de certificação aconteceu nesta quinta-feira, dia 9. Ao todo, 37 profissionais foram qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades e receberam seus certificados de profissionalização. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Iguatu. Nessa mesma manhã, no auditório do Hotel Diocesano, em Iguatu ocorreu a de Capacitação em Gestão Social na Modalidade de Educação à Distância ocorreu. Ele faz parte das ações do Componente de Fortalecimento Institucional do Proares II. 

As formaturas foram presididas pelo titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, que também fez a entrega de kits instrumentais de trabalho aos formandos. O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues, representou o prefeito Ednaldo Lavor durante o evento.

Para a secretária da Assistência Social, Eliane Braz, ações como essas além de qualificar profissionais engrandecem o município. “O nosso principal objetivo é criar oportunidades de inclusão social e profissional para todos eles, principalmente aos que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando também o desenvolvimento de suas competências social e profissional” destacou a secretária.

O Projeto Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. Em 2016, qualificou 7.122 jovens em todo o Ceará.

 Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais.