SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÕES QUE MUDAM A VIDA DOS IGUATUENSES

A Secretaria Municipal da Assistência Social realiza diversos programas, projetos e serviços regidos pelas diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população por meio de iniciativas baseadas em cidadania e inclusão social. Aqui, pontuaremos algumas ações de destaque no município.

O órgão tem realizado diversos cursos profissionalizantes executados nas unidades dos CRAS em parceria com o SENAC através do “Projeto Acreditar” – beneficiando um total de 800 Participantes com qualificação profissional em diversas áreas.

Outro exemplo de projeto exitoso é o Programa Primeiro Passo, com a inserção de 87 jovens no mercado de trabalho. Uma parceria do município com o Governo do Estado do Ceará.

Neste ano, foi realizada a reforma da Cozinha Comunitária. O equipamento oferta uma média diária de 180 refeições para famílias com perfil do Cadastro Único e Incluídas nos Programas do Governo Federal e Estadual.

Hoje, com sua sede própria, o Conselho Tutelar ganhou uma nova reestruturação, os conselheiros tiveram aumento salarial e a garantia da execução dos seus trabalhos em um local digno e adequado para as atividades desenvolvidas junto à população.

Outro destaque foi a adesão ao Programa Criança Feliz (o Programa desenvolve ações com 600 famílias, beneficiando a crianças de 0 a 3 anos, crianças de 0 a 6 beneficiárias do BPC e gestantes).

As unidades de Assistência Social do município ganharam novos equipamentos como ar condicionados, freezers, ventiladores, micro-ondas, bebedouros, gelaguas, e liquidificadores. Tudo isso com intuito de melhorar ainda mais o atendimento ao público.

Foi realizada a revitalização e a requalificação do controle social com o fortalecimento dos conselhos municipais e implantação da Casa dos Conselhos, com mais investimentos nos transportes da secretaria. Revitalização e ampliação da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Foram reabertos os grupos nas comunidades como Chapadinha, Santa Rosa e Fomento. Além da execução dos projetos: Identidade, Xô mosquito; Isso Não é Lixo; Eu Planto Eu Colho; Projeto Cidadania e Projeto de Vida; Projeto Consciência Negra; Realização da Colônia de Férias; Projeto Festival das Crianças; Semana do Idoso e Natal das Famílias.

Hoje, a secretaria conta com uma ampliação e melhoria das oficinas oferecidas pelo polo de Convivência Social, a exemplo da criação dos núcleos de oficinas de artes, teatro, dança, capoeira, teclado e violão nos CRAS para o público do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Execução dos projetos CRAS Mais Perto de Você e Bolsa Família em Ação; Reforma e ampliação da Unidade de Acolhimento Institucional; Ampliação da equipe técnica do CREAS; Execução das campanhas 18 de maio (Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes); e 12 de junho (Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil); Revitalização das Ações do Centro de Referência da Mulher; Reativação do programa PAA Leite na modalidade doação institucional em parceria com Governo do Estado; Execução do Programa PAA Alimentos na modalidade doação institucional em parceria com Governo do Estado.

Mais de 39.590 famílias são assistidas através dos serviços, programas e projetos por meio da Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social

• A unidade executa 21 projetos, sendo 17 na Proteção Social Básica e 04 na Proteção Social Especial.
  • Os Serviços são ofertados às famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio do Programa Bolsa Família foram beneficiadas ao longo do período 10.367 famílias;
  • No Cadastro Único, 19.059 famílias estão atualmente inscritas para programas e benefícios do Governo Federal;
  • No Programa Primeiro Passo, 80 jovens foram beneficiados;
  • O Programa Criança Feliz atende 600 famílias;
  • O município Possui 06 Centros de Referência da Assistência Social – CRAS nos Seguintes territórios: CRAS I (Vila Neuma); CRAS II (Bairro Flores); CRAS III (Santo Antônio); CRAS IV (João Paulo); CRAS V (Cohab) e CRAS VI (Distrito de Alencar). São atendidas 6.955 famílias e 800 em acompanhamento.
  • A reforma da Unidade de Acolhimento Institucional (Abrigo) já está sendo concluída para melhor atender à população, podendo contar com uma equipe multidisciplinar para realizar atendimento especializado. Em breve será inaugurado o do Centro de Esportes.