Iguatu Recebe Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis: Destaque Nacional entre 73 Municípios

09 de Dezembro de 2023 Secretaria da Saúde

Em uma conquista que ressoa em todo o Brasil, Iguatu se destaca como o único município cearense e brasileiro a receber o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Esta honraria representa não apenas uma certificação, mas o reconhecimento nacional pelo compromisso e sucesso na promoção da saúde materno-infantil.

O Caminho para o Selo Prata: Do Compromisso à Conquista

O Município de Iguatu começou a trilhar esse caminho há dois anos, quando colocou a pauta da sífilis na agenda prioritária da saúde local. Um trabalho árduo e comprometido envolvendo profissionais da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica, SAE/CTA, e a Maternidade municipal.

Uma comissão avaliadora do Ministério da Saúde visitou Iguatu em outubro, examinando de perto as estratégias implementadas e o monitoramento contínuo. O resultado dessa avaliação foi o reconhecimento com o Selo Prata.

Reconhecimento Nacional em Saúde: Iguatu Único com o "Selo Prata Sífilis"

Entre 73 municípios no Brasil, todos em busca da excelência na eliminação da transmissão vertical da sífilis, Iguatu se destacou como o único a receber o Selo Prata. Esse feito reflete não apenas a eficácia das práticas adotadas, mas o compromisso do município com a saúde de gestantes e recém-nascidos.

O Impacto Positivo nas Estatísticas: Sífilis Congênita em Queda

O Selo Prata é um reflexo do avanço significativo nos indicadores de sífilis congênita em Iguatu, demonstrando que as práticas implementadas estão gerando resultados positivos tangíveis.

Celebração do Sucesso Coletivo

Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade iguatuense. Representa o sucesso de um trabalho coletivo, comprometido com a saúde e o bem-estar da população. A Prefeitura parabeniza todos os profissionais envolvidos por tornarem Iguatu uma referência nacional em práticas de saúde bem-sucedidas.

Iguatu continua a trilhar o caminho da excelência em saúde, reafirmando seu compromisso com o cuidado e a prevenção.