
A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Proteção Animal, realiza um novo mutirão de castração neste mês de julho. A ação tem como objetivo controlar a reprodução desordenada e contribuir para a redução do número de animais em situação de abandono no município.
Mais de 200 animais já estão inscritos para participar do mutirão, que integra as ações permanentes da gestão municipal voltadas ao bem-estar animal. A castração é uma medida essencial de saúde pública e de conscientização sobre a posse responsável.
Segundo o secretário Mário Rodrigues, somente no mês de junho, foram realizadas a castração de 308 animais. "A estimativa é de que essa ação tenha evitado o nascimento desordenado, durante o ano, de mais de 4,3 mil animais", disse.
MAIS DE 5.700 ABANDONOS EVITADOS
Nos últimos seis meses, a Secretaria de Proteção Animal de Iguatu tem ampliado suas ações e evitado que mais de 5.720 animais fossem abandonados nas ruas. Nesse período, foram realizados 1.291 encoleiramentos, 1.082 castrações — sendo 914 em felinos e 168 em caninos —, além de 796 atendimentos clínicos, entre gatos e cães. Também foram aplicadas vacinas antirrábicas em 196 animais, contribuindo para a prevenção de doenças e o controle populacional no município.